Seja para abrir vantagem em relação aos concorrentes ou adequar-se às necessidades de um público consumidor cada vez mais exigente, a tecnologia tem se mostrado parceira do varejo. E nesse quesito, a GIC é pioneira com a criação do sistema RUB, que permite total controle sobre o piso de loja, o gerenciamento preciso da mão de obra e do deslocamento dos produtos.
A solução funciona com equipamentos móveis e a implantação do sistema leva aos gestores do estabelecimento uma visão real e detalhada de todos os produtos da loja e aponta as falhas contidas no gerenciamento. Assim é possível solucionar os problemas e otimizar vendas e resultados.
Cada colaborador utiliza um aparelho que orienta suas ações dentro da loja e permite a comunicação instantânea a custo zero, reduzindo assim deslocamentos desnecessários e, consequentemente, o tempo de ociosidade dos funcionários. A partir da utilização da mais avançada tecnologia wireless, o RUB permite acesso online a todas as operações executadas no piso de loja e, com isso, otimiza a ação do gerente, que pode monitorar as atividades realizadas por sua equipe, mesmo que seja à distância.
Para acabar com a ruptura, que é a falta de um produto no local de exposição na área de venda, o RUB permite que o colaborador, através da leitura do código de barras, tenha acesso ao estoque de qualquer produto, fator que o permite saber o número de itens disponíveis, preço de venda e sua localização dentro da loja, podendo providenciar, de forma rápida, o reabastecimento, caso seja necessário. Além de gerenciar essas informações, o sistema facilita o atendimento ao cliente, pois oferece dados sobre os produtos em tempo real.
O sistema também gera automaticamente tarefas para os colaboradores. Se ao monitorar o volume de itens e históricos, o RUB detectar uma queda nas vendas, vai gerar automaticamente uma tarefa de verificação das prateleiras para checar a existência do produto. Um dos problemas mais recorrente nas grandes lojas de varejo é a divergência entre o preço exposto na etiqueta para o consumidor e o preço registrado, que será cobrado no caixa.